Frases Educação

"É da natureza humana errar. O homem aprende corrigindo seus erros. Não há nada errado em errar. Errado é pensar que a certeza existe, que a  verdade é absoluta, que o conhecimento é permanente".


"Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho e "se dispõe" a ser ultrapassado por outro amanhã. Daí que seja tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto saber que  estamos abertos e aptos à produção do 
conhecimento ainda não existente". (Paulo Freire).


"Aprender a desaprender, é aprender a distinguir entre o relevante e o irrelevante no conhecimento prévio e libertar-se do irrelevante, desaprendê-lo. Aprendizagem desse tipo é aprendizagem significativa crítica. Sua facilitação deveria ser missão da escola na sociedade tecnológica contemporânea".



"Definições, perguntas e metáforas são três dos mais potentes elementos com os quais a linguagem humana constrói uma visão de mundo. A  aprendizagem significativa destes três elementos só será crítica quando o aprendiz perceber que as definições são invenções, ou criações humanas, que tudo o que sabemos tem origem em perguntas e que todo nosso conhecimento é metafórico".(Neil Postman)



"As metáforas são igualmente instrumentos que usamos para pensar. Metáfora é muito mais do que uma figura poética. Não só os poetas usam metáforas. Biólogos, físicos, historiadores, lingüistas, enfim, todos que tentam dizer algo sobre o mundo usam metáforas. A metáfora não é um ornamento. É um órgão de percepção. A luz, por exemplo, é onda ou partícula? As moléculas são  como bolas de bilhar ou campos de força?".



"O princípio da incerteza do conhecimento nos chama atenção que nossa visão de mundo é construída primordialmente com as definições que criamos, com as perguntas que formulamos e com as metáforas que utilizamos. Naturalmente estes três elementos estão inter-relacionados na linguagem humana".



"No final das contas, aprendemos somente em relação ao que já sabemos, o que significa, contrariamente ao senso comum, que se não sabemos muito nossa capacidade de aprender não é muito grande e que esta ideia , por si só, implica uma grande mudança na  maioria das metáforas que direcionam políticas e procedimentos das escolas” (Charles Weingartner)



"O conhecimento não está nos livros à espera de que alguém venha a aprendê-lo;  o conhecimento é produzido em resposta a perguntas; todo novo conhecimento resulta de novas perguntas, muitas vezes novas perguntas sobre velhas perguntas" (Charles Weingartner)



"Uma vez que se aprende a formular perguntas relevantes, apropriadas e substantivas, aprende-se a aprender e ninguém mais pode impedir-nos de aprendermos o que quisermos"



“Se o papel do professor é dar aulas, enquanto ele dá a sua aula, o aluno faz o quê?” 
(Paulo Afonso Caruso Ronca)
A expressão “dar aula” é fruto da era do “mundo pronto”. Num contexto de mundo inacabado e em constante mudança nós não temos nenhuma aula a “dar”, mas sim a construir, junto com o aluno.



"Dar aula cansa, frustra e adoece. Cansa porque precisamos manter os alunos quietos e prestando atenção em algo que eles, geralmente, não sentem a mínima necessidade de aprender. Para que eles supostamente aprendam (leia-se fiquem quietos, olhando para o professor), muitas vezes desprendemos uma energia sobre-humana, que vem geralmente acompanhada de frustração e desespero".



Aprender é fruto de esforço. Esse esforço precisa ser a busca de uma solução, de uma resposta que nos satisfaça e nos re-equilibre.  Na medida em que nos preocupamos mais em dar respostas do que fazer perguntas, estaremos evitando que o aluno faça o necessário esforço para aprender.



"Está fadado ao fracasso, todo método que tentar fazer beber água o cavalo que não tem sede. Essa máxima nos remete à profunda reflexão sobre a importância do papel do sujeito que aprende. Mais ainda. Remete-nos à reflexão sobre o papel do professor como “provocador da sede”.
(Freinet)



Na escola, informações são passadas sem que os alunos tenham necessidade delas, logo, nossa função principal como professores é de  gerar questionamentos, dúvidas, criar necessidade e não apresentar respostas.


Pare de dar tantas instruções!
Quando um professor detalha minunciosamente as orientações que acompanham uma tarefa e faz
um acompanhamento passo-a-passo de cada etapa para  que todos possam caminhar juntos, ele está favorecendo a dependência dos alunos e não sua autonomia. Nesses casos, os alunos não se preocupam muito  em compreender o que fazem, mas sim em seguirem as instruções do professor, o que lhes vai garantir êxito.


"Na essência, ainda temos uma escola meritocrática, classificatória que, se não exclui por meio de reprovações, exclui por uma aprendizagem que não ocorre".



"O ensino de química deve estruturar-se num tripé de conhecimentos próprios, que são três pilares para o desenvolvimento dos conhecimentos desta nos estudantes: transformações químicas, materiais e suas propriedades e modelos explicativos".


"No ensino de química, a distinção entre modelo e realidade nem sempre é enfatizada, de modo que frequentemente os estudantes acreditam que esta é descrita com total fidelidade por aquele, não havendo diferença entre o que é pensado e o próprio existente".


"As diferenças entre o real e o conceitual não são normalmente trabalhadas no ensino médio, seja
porque os professores não lhes atribuem relevância, seja porque ainda são bastante influenciados
pelo realismo da ciência moderna."


"A visão empirista é criticável porque não percebe que os juízos morais não possuem estabilidade absoluta nem podem ser comunicados da mesma maneira a pessoas ou grupos sociais diferentes daqueles que os formularam".

"O ensino de química é uma prática de ensino encaminhada quase exclusivamente para a retenção,
por parte do aluno, de enormes quantidades de informações passivas, com o propósito de que estas sejam memorizadas, evocadas e devolvidas nos mesmos termos em que foram apresentadas na hora dos exames, por meio de provas, testes, exercícios mecânicos repetitivos."

“O saber que não vem da experiência não é realmente saber" (Vygotsky)


“A educação e a sociedade são dois processos fundamentais da vida, que mutuamente se influenciam.” (Anísio Teixeira)


“Toda a nossa cultura procura insistentemente manter os jovens afastados do contato com os problemas reais. Será possível inverter essa tendência?” (Carl Rogers)

"O sistema escolar é um reforço da moral de rebanho: uniformizando o conhecimento e os próprios alunos, a instituição se curva às exigências externas do mercado e do Estado" (Nietzsche)


“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola” (Piaget)


“A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento” (Dewey)



"Para se conseguir resultados significativos, a experimentação investigativa precisa conduzir o aluno para um mundo real e palpável, permitindo a contextualização e o estímulo de questionamentos".



    "A escola é o lugar eleito socialmente para a construção de tipos específicos de conhecimento, e é aí que a ação docente se configura como uma atividade humana transformadora".

"A aprendizagem dos conceitos científicos envolve os alunos na construção de modelos mentais para entidades que não são percebidas diretamente."


    "Conceitos e conteúdos de química não devem ter um fim em si mesmo, mas sim serem trabalhados a partir de idéias gerais que lhes dêem um contexto".


    "O trabalho em grupo alimenta e reafirma a validade de assumir atitudes que se contraponham às tradicionais práticas de ensino baseadas no modelo de transmissão-recepção."


  "Se queremos formar alunos críticos, ativos, autônomos etc., é necessário instrumentalizar o professor para assistir ao aluno (...) Em outras palavras, se queremos mudar a escola, temos
que mudar os sujeitos dela". 


Os alunos não estariam entendendo a química como um todo, mas como pedaços isolados de conhecimento utilizáveis em situações específicas."   
(Rosária Justi)


"Existem três perguntas que devem ser feitas por todo professor de química:
O que ensinar? Por que ensinar? Como ensinar".


"A química não pode ser considerada objetiva nem neutra, mas preparada e orientada por teorias e/ou modelos que, por serem construções humanas com propósitos explicativos e previsíveis, são provisórias."


"Por que as crianças, quando começam sua vida escolar, adoram ir à escola, para bem cedo, talvez antes de concluírem a primeira etapa do ensino fundamental, a abominarem?.
A resposta talvez seja pelo quanto essa escola é castradora da criatividade destas crianças".
(Ken Robinson)


“Imaginação é mais importante que conhecimento” (Albert Einstein)


"Conhecimento só, não  é suficiente em Química. O conhecimento de fórmulas, equações, ligações e mecanismos de reações não deveriam ser o objetivo principal no ensino e aprendizagem de Química.  Seria mais importante o desenvolvimento da imaginação, em função das evidências observadas, dos dados analisados e da capacidade de criar modelos explicativos por meio da capacidade de representar átomos, moléculas e transformações químicas, por exemplo, e usá-los na construção do conhecimento químico sobre determinado fenômeno".


"O conhecimento químico se constitui em sistemas formais interpretados. Isso significa que os modelos teóricos, constituídos por um corpo de enunciados, adquirem conteúdo ao serem associados, indiretamente, a aspectos observáveis da realidade exterior". (De la Torre)


" Os alunos costumam pensar que os átomos são pequenos grãos que podem dilatar,  contrair, mudar de estado, como qualquer outra porção de matéria."


"O erro em um experimento planta o inesperado em vista de uma trama explicativa fortemente arraigada no bem-estar assentado na previsibilidade, abrindo oportunidades para o desequilíbrio afetivo frente ao novo". 

"Uma ciência química que se limita à mera descrição de fenômenos não está cumprindo o seu papel; é preciso que os fenômenos confirmem as ideias, mas é preciso que as ideias imediatamente façam prever novos fenômenos". (Auguste Laurent)


"A química não é apenas um exercício de procedimentos metódicos, rematado por um resultado previsto; o inesperado é igualmente importante. É uma ciência experimental, onde toda a ideia sugere ser posta à prova por um teste de laboratório e que dá um amplo lugar à descoberta fortuita." (Pierre Laszlo).

"Não se lê para "absorver" as ideias dos outros, mas para dialogar com eles, para colocar-se no movimento das verdades. Ler é estabelecer interlocuções com especialistas e pesquisadores externos. Por isso, é importante ler como autor, como alguém que tem suas próprias ideias e pretende questioná-las, possibilitando avanços".



"Se podemos extrair sentido do mundo, isto ocorre devido à interpretação de nossas interações com este mundo, à luz de nossa teoria".


"Não há métodos prontos para se ensinar, pois o método como caminho que se experimenta seguir é o método que se dissolve no caminhar". (Morin)

"O conhecimento não pode ser passado do professor para o aluno de forma passiva, como se acreditou durante muito tempo; é importante valorizar a visão de um envolvimento interativo num processo em que tanto quem aprende quanto quem ensina seja ativo".  (Vigotski)

"Se a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, a escola não pode se satisfazer com a formação de indivíduos acríticos, sem autonomia, simples reprodutores de receitas prontas, para preencher os postos de trabalho demandados pelo mercado, como mão de obra barata e descartável". 


"A evolução acelerada da tecnologia traz novos desafios à Educação e mais especificamente à escola, que precisa rever seu papel na sociedade contemporânea, reconsiderando a concepção de detentora de um conhecimento que consideram ser único, absoluto, inquestionável e estancado, bem como o tratamento tradicional, rígido e ritualizado do tempo".


"A capacidade de se adaptar e superar os eventos da vida dependem fundamentalmente de aprendizado e menos de carga genética. O aprendizado pode ser espontâneo ou promovido pela educação, algo muito difícil na nossa sociedade superficial que somente nos prepara para o sucesso e não para as derrotas".

"A educação demanda iniciar criativamente as pessoas na realidade do mundo e no jogo da vida onde se realiza a convivência humana, na qual se assimilam as tradições do passado, valorizam-se visões generosas de mundo, constroem-se sentidos de vida e se aprende a lidar com a contraditória e conflitiva condição humana de estar sempre aprendendo e ensinando".

"A crença em uma precedência da teoria sobre a prática acarreta não apenas desvios de caráter didático no ensino de química. Ela favorece uma interpretação inadequada quanto a inter-relação dos diversos tipos de conhecimento. Além disso, sugere falsas relações lógicas entre explicações de um conteúdo e estrutura da ação humana, resultando no entendimento de que ação é mera decorrência fisiológica do pensar". 

"Conhecimento não está necessariamente vinculado à capacidade de produzir um discurso "educado" sobre os conteúdos que dominamos e utilizamos. O conhecimento na fase final de aprendizagem, provavelmente não é armazenado verbalmente. Considerar seriamente este fato, é um passo importante na superação do verbalismo em educação".

"Ao contrário da informação, o conhecimento não pode ser transferido para os alunos. Deve ser induzido em contextos de aprendizagem que possibilitem a transformação da informação em conhecimento".

"Idealmente, o objetivo final de qualquer educação profissional deve ser encorajar os alunos a formular estratégias para enfrentar situações esperadas e inesperadas. Tais estratégias devem auxiliá-los na solução de problemas e na adoção de comportamentos adaptativos, na medida em que se descobrem relações entre os eventos e se aplicam as técnicas já aprendidas".

"Banir o erro da escola entendida como um local de trabalho é uma decorrência natural de uma proposta educacional marcada pela seriedade. Esse enfoque, entende que os seres humanos devem ser máquinas e não humanos. Neste ambiente não sobra espaço para atitudes inovadoras, correr riscos, portanto, não sobra espaço para o humor, para a aprendizagem divertida, leve, instigante".
O erro é um elemento positivo no processo de ensino-aprendizagem.


"Para que haja inovação na escola e nos processos educacionais é preciso entender que inovação é um veículo que permite colocar o conhecimento a serviço do desenvolvimento. Sem inovação, a sociedade não só tende a perder o seu capital de conhecimento, saberes e experiências, como a abrir mão de seus recursos humanos mais qualificados".  


“O ensino para a cidadania não se restringe ao fornecimento de informações
essenciais ao cidadão, tarefa necessária, mas não suficiente. Aliada á informação 
química, o ensino aqui defendido precisa propiciar condições para o 
desenvolvimento de habilidades, o que não se dá por meio simplesmente do 
conhecimento, mas de estratégias de ensino muito bem estruturadas e 
organizadas. Assim o ensino para o cidadão precisa levar em conta os  
conhecimentos prévios dos alunos. O que pode ser feito por meio da  
contextualização dos temas sociais, na qual se solicita a opinião dos alunos a  
respeito do problema que o tema apresenta, antes de o mesmo ser discutido do  
ponto de vista da química”. (
Schnetzler)